Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
Compartilhar
Publicado em 19/03/2019
FEIRA NOTURNA DE ORGÂNICOS
RETORNA À VILA MARIANA
Com o objetivo de promover uma alternativa para o consumo de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos, em 2018, através da iniciativa de produtores, moradores da região, e organizações, como a horta comunitária da saúde, durante os meses de outubro e novembro, a região da Vila Mariana, recebeu a Feira Noturna de Orgânicos. Um evento semanal, em que moradores e frequentadores do distrito, puderam adquirir frutas, legumes e verduras produzidos sem o uso de recursos químicos. O projeto fez sucesso entre os moradores e deixou saudades, ao final do período de experiência.
A boa notícia é que a partir do dia 20 de março desse ano, a feira noturna retorna à região da Av. José Maria Whitaker, altura do 1.785, sem prazo para acabar. O local passou por obras requalificação e no próximo dia 20, acontecerá a entrega oficial do espaço para as feiras. Além da feira noturna de orgânicos, que irá acontecer às quartas-feiras. À partir do dia 22, acontecerão no espaço também as feiras livres tradicionais, às terças e sextas.
Serviço:
Entrega das obras de requalificação de espaço e Feira Orgânica Noturna
Local: Av. José Maria Whitaker, 1785
Data: 20 de março, quarta-feira
Horário: 17h às 21h
BENEFÍCIOS DE CONSUMIR ORGÂNICOS
As principais razões para optar pelos alimentos orgânicos no dia a dia rodam em torno de três fatores, sabor, nutrição e meio ambiente.
Os alimentos orgânicos são produzidos da forma mais natural possível, antes e durante o cultivo desse alimento o produtor utiliza recursos produzidos com compostos orgânicos para preparar o solo e fornecer nutrientes, com isso, o alimento obtido é mais saboroso e aromático. Além disso, a tendencia é de que esse alimento possua uma carga maior dos nutrientes naturais de cada alimento. Outro beneficio para a saúde, se relaciona com a ausência dos produtos químicos. Segundo a ANVISA, o consumo de grandes quantidades de alimentos produzidos com agrotóxicos pode gerar problemas como dores de cabeça, reações alérgicas e coceiras, Existe também o risco de problemas ainda mais graves, como até mesmo o câncer, porém, esses riscos são relacionados ao contato do agricultor com o pesticida.
O uso dos agrotóxicos também pode gerar reflexos no meio ambiente, um solo que recebe doses contínuas de produtos químicos, muito provavelmente pode se tornar infértil à médio e longo prazo, além disso, resíduos desses componentes podem se infiltrar pelo solo ou escoar com as águas da chuva, alcançando lençóis freáticos e rios, tornando fontes de água potável impuras para o consumo de humanos e animais, podendo limitar as fontes de recursos básicos como a água e de seres vivos como peixes, desequilibrando todo um ecossistema.
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas vêm se preocupando com o consumo de agrotóxicos e seus riscos para a saúde, com isso, felizmente, a busca pelos alimentos orgânicos tem se tornado um pouco mais acessível, em relação aos preços e pontos de venda. Grandes mercados possuem opções de alimentos orgânicos, além das feiras e mercados exclusivos.
Confira algumas opções além da feira noturna de orgânicos, para encontrar alimentos como esses:
Instituto Chão
O Instituto Chão é uma organização sem fins lucrativos, que promove o intermédio entre o cliente e pequenos produtores de vegetais, laticínios, cafés e produtos orgânicos e artesanais variados, com um preço justo. No local é possível adquirir alimentos naturais à praticamente preço de custo, ao final da compra, é possível fazer uma contribuição voluntária, para ajudar na manutenção do espaço.
Endereço: Rua Harmonia, 123 - Vila Madalena | São Paulo - SP
Funcionamento: 2ª, 3ª, 5ª e 6ª das 08h às 19h | quarta-feira e sábado das 08h às 14h
O Instituto Feira Livre tem proposta e atuação bastante semelhante ao do Instituto Chão, o local também é uma organização sem fins lucrativos e se descreve como uma feira, mercearia e café que fornece apenas alimentos orgânicos. No local todos os gastos com salários, aluguel e demais custos de manutenção do espaço são expostos, e baseado nesses custos é sugerida uma contribuição, percentual do que for consumido, assim, o preço final dos alimentos com a contribuição fica muito mais acessível e justo para todos.
Endereço: Rua Major Sertório, 229 - Vila Buarque | São Paulo - SP
Funcionamento: terça à sexta: das 9h às 19h | sábado e domingo: das 9h às 15h
Site desenvolvido pela prefeitura de São Paulo, onde é possível buscar por feiras livres na capital. O mapa conta com filtros e recursos que permitem que o usuário busque por feiras em regiões e dias específicos e que encontre feiras livres que comercializam apenas produtos orgânicos.
A cidade tem sete feiras de orgânicos administradas pela Supervisão Geral de Abastecimento, que funcionam das 7h às 13h. Veja os locais:
Feiras orgânicas
Subprefeitura
Endereço
Dia
Vila Mariana
Praça Eisenhower Fazenda Juta
Sábado
Aricanduva/ Formosa
Rua Eleonora Cintra, 1300
Terça
Mooca
Rua dos Trilhos, 869
Sexta
Santo Amaro
Rua São Benedito
Quinta
Pinheiros
Rua Dr. Manoel Carlos F de Almeida
Quarta
Campo Limpo
Parque Burle Marx
Sábado
Sé
Rua Cantareira
Sábado
HORTA EM CASA
Outra opção para reduzir o consumo de alimentos com agrotóxicos e produzir o que se consume em casa, evidente que para alimentar uma família com vegetais é necessário possuir bastante espaço, conhecimento e tempo. Mas começar aos poucos, produzindo temperos e ervas aromáticas, já é um importante passo para levar uma vida mais saudável e contribuir com o meio ambiente.