Nascido no Rio de Janeiro em 1978, Eduardo Berliner vem construindo ao longo dos últimos vinte anos um sólido, potente e bastante conhecido trabalho de pintura. Dialogando fortemente com a tradição pictórica ocidental, ele a fornece novos capítulos e possibilidades, afirmando a potência e as múltiplas possibilidades desse suporte nos dias de hoje. Seus inquietantes desenhos, no entanto, permanecem pouco conhecidos do público em geral.
A exposição apresenta mais de 30 desenhos, muitos deles inéditos, os quais revelam seus processos e estratégias de construção de imagem. Eles registram suas impressões cotidianas e obsessões, atuando como um diário visual nos quais elementos de seu vocabulário visual plasmam e organizam-se. Como o próprio artista afirma: “Tudo que fiz na minha vida foi norteado pelo desenho”.
Eduardo Berliner: desenhos
Abertura: 25/9 às 15h
Curadoria: Giancarlo Hannud
Apoio cultural: Casa Triângulo
A exposição apresentará um conjunto de cinco trabalhos do artista David Magila que criam uma relação entre a arquitetura do Museu Lasar Segall e suas particularidades, além de relações de pertencimento e cruzamentos identitários entre a Lituânia e o Brasil.
Em sua maioria tridimensionais e produzidos em ferro, plástico e silicone, os trabalhos ocuparão diversos espaços do museu, propondo um diálogo aberto com os visitantes.
A série Moldados, na qual peças de silicone em formato de tinta escorrida distribuem-se em pontos do museu como janelas, telhados e parapeito, comenta o próprio ato da pintura. Já os trabalhos Iscas e Sem eira, nem beira serão alocados nos jardins e outros espaços de transição da instituição, fornecendo um roteiro que comenta e fragmenta a experiência do espaço.
David Magila (São Caetano do Sul/SP, 1979) é formado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes – Unesp em 2003. Seu trabalho está fortemente baseado num componente gráfico, mas também o espaço está cada vez mais decisivo na construção de sua poética pessoal, tanto em intervenções murais como em peças tridimensionais.
Intervenções XIII: David Magila
Abertura: 25/9 às 15h
Curadoria: Giancarlo Hannud
Apoio cultural: Consulado Geral da Lituânia no Brasil