Após a reabertura em setembro desse ano, o Planetário Ibirapuera traz conteúdos divertidos e educativos para todas a idades. O destaque da vez é para a nova sessão "Planetas do Universo", com estreia no dia 26 de novembro e entrada gratuita na mesma data, a sessão que dura um pouco menos de uma hora, é aberta para todos os públicos e é um convite para explorar o espaço através dos recursos audiovisuais do planetário.
O espetáculo que começa à partir das 19h, propõe uma reflexão sobre os conhecimentos de astronomia já difundidos pela humanidade e as inúmeras dúvidas ainda sem respostas, entre elas, a questão se estamos sozinhos no universo.
Pesquisas recentes indicam que mais de três mil planetas giram em torno de outras estrelas, da mesma forma que acontece com a Terra e o Sol. Fato esse que pode aumentar as chances de "vida inteligente" como conhecemos em outros planetas, no entanto, uma série de coincidências seriam necessárias para originar o desenvolvimento de espécies de forma semelhante ao que ocorreu na Terra. Além disso, com a tecnologia disponível é impraticável explorar esses planetas através de missões tripuladas ou até mesmo com sonda controladas remotamente. Esse cenário também levanta uma reflexão sobre a importância de compreender o quanto o nosso planeta é um ambiente único e a relevância de preservar os recursos que possibilitam a vida humana e todas as demais formas de vida existente no planeta.
Cuidados Sanitários
O Planetário Ibirapuera segue todos os protocolos de segurança para diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19. Durante a sessão é necessário permanecer utilizando máscaras e não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no ambiente fechado. Também é necessário apresentar o comprovante, físico ou digital, de vacinação contra Covid-19 com pelo menos a primeira dose aplicada. Também é importante que os visitantes cheguem com cerca de 30 minutos de antecedência ao horário de início da sessão.