Compartilhar
|
Publicado em 03/10/2014
TRABALHAR SOZINHO OU EM EQUIPE?
Cotidianamente trabalhamos alternadamente sozinhos e em equipe. Você já se perguntou sobre o que prefere mais? Se você gosta de compartilhar projetos? Com quem tem dificuldade na comunicação e no relacionamento?
Sabemos que o trabalho "solo" proporciona ricas experiências e no “em equipe” sempre haverá debates, divergências de idéias, incansáveis discussões para alcançar os objetivos propostos pela organização. Seja qual for a sua experiência, positiva ou negativa, sabemos que trabalhar em equipe é uma tarefa árdua!
Simpatias e antipatias, as diferentes crenças, experiências anteriores, opiniões e gostos e, principalmente, a forma com que lidamos com estas diferenças, é determinante para o resultado final do trabalho em equipe. Aceitar o “outro diferente de mim” não significa que nos tornaremos amigos, mas sim que nos abriremos para um encontro de possibilidades, inclusive o de produzir resultados extraordinários. Se observarmos bem, o melhor amigo não é necessariamente o melhor parceiro profissional e vice-versa.
A real construção de uma equipe se dá no momento em que cada um assume o compromisso com o coletivo, ajudando o outro e indo além de suas funções. A comunicação e as regras tornam-se límpidas e as idéias são compartilhadas. Cada um sabe consciente e responsavelmente o que fazer e como apoiar o outro para que possam, juntos, atingir o objetivo comum. Ser co-autor de uma produção é tão gratificante ou mais, do que receber sozinho uma premiação. A capacidade de crescer junto e através das pessoas, transpor diferenças para um projeto maior, mostra-nos a força e a transformação da realidade.
Findo o projeto, sentimos a satisfação do objetivo alcançado e temos mais pessoas para abraçar e receber abraços. Isto sim é muito bom!
Marli Pereira da Silva
marli.pereira@ecosocial.com.br
(11) 98278-3360