Compartilhar
|
|
Publicado em 21/08/2023
PASSEIOS INTERESSANTES EM SÃO PAULO
A cidade nunca dorme. A metrópole abriga inúmeros lugares de diversão e cultura, e um deles pode ser seu próximo destino
Os artigos trazem opções culturais e divertidas para você, que mora em São Paulo, está a passeio, ou está próximo, e quer usufruir dos melhores lugares da cidade. Japan House
Em meio ao corre da Av. Paulista está a casa japonesa mais visitada do Brasil. Japan House é um projeto desenvolvido pelo governo japonês visando mostrar um novo Japão - da gastronomia, passando pela cultura e tecnologia, culminando no design de excelência. Nesse momento, "Doshin, os encantos dos brinquedos japoneses", é uma das exposições principais, e mostra todo encanto dos brinquedos das crianças japonesas. Brincar, um ato tão benéfico que vem sendo substituído pela tela.
Passeio imperdível com as crianças, resgatando o valor da brincadeira infantil. Na pandemia, o quebra-cabeça e os jogos analógicos se popularizaram no país, e eles também estão presentes na exposição. De 27 de junho a 12 de novembro de 2023. Outra exposição que merece destaque é "Japão em miniaturas - Tatsuya Tanaka". São trinta e sete obras criadas com elementos diversos, transformados em itens totalmente diferentes: canudos verdes foram transformados em bambus. Imagina a criatividade dessa exposição... De 16 de maio a 8 de outubro de 2023.
O espaço cultural tem entrada gratuita e funciona de terça a sexta, das 10-18 horas; aos sábados das 9-19 horas e aos domingos e feriados, das 9-18 horas. Segunda-feira fecha, independente se for um dia de feriado.
Informações pelo site www.japanhousesp.com.br e insta @japanhousesp . Parque Burle Marx
Aberto todos os dias, das 7-19 horas, com entrada gratuita. Na Vila Andrade, região oeste da cidade, às margens do rio Pinheiros, na década de quarenta, Francisco Matarazzo Pignatary, conhecido como Baby Pignatary, adquiriu a propriedade, encomendou o jardim para o arquiteto paisagista Burle Marx, e o projeto da casa para Oscar Niemeyer.
Atualmente, o parque abriga uma horta comunitária, comidinhas, plauground, biblioteca e muita área verde para a prática de esportes e momentos de lazer. Informações pelo site http://parqueburlemarx.com.br e insta @parque_burlemarx . Instituto Butantan, Parque da Ciência. Complexo cultural vinculado ao Instituto Butantan, criado em 2019, numa grande área verde, com intuito de gerar curiosidade pela ciência e pela pesquisa.
No local existem museus e esses são visitados a partir da compra de bilhete único, por valor acessível. O restante do parque é gratuito.Tem reptário, serpentário, macacário, local de trilha, e muito mais. Informações pelo site https://butantan.gov.br e insta @butantanoficial. Edifício Copan
Cartão postal da cidade, o edifício Copan fica na Avenida Ipiranga, região central de São Paulo e abriga por volta de cinco mil moradores. O edifício tem a maior estrutura de concreto armado do país, sua obra foi iniciada em 1957 e finalizada em 1966, sendo Oscar Niemeyer o autor do projeto. Símbolo de grandeza, a fachada parece um grande bloco, mas por trás dela, estão seis blocos interligados. São trinta e oito andares, onde estão distribuidos 1.160 apartamentos - de residências a kitnets. No térreo, a área comercial abriga setenta e duas lojas. Uma verdadeira cidade nos ares. Tombado como patrimônio histórico em 2012, o edifício tem CEP próprio, só dele.
A visita ao terraço é gratuita, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade de São Paulo. De segunda a sexta, às 10:30 e 15:30 horas; a visita dura meia hora. Entra e se dirige ao bloco F, procura pela zeladoria. Não foi encontrado site ou perfil oficial no Instagram condizente com o edifício.
SESC Pompeia
Na década de setenta, a renomada arquiteta brasileira Lina Bo Bardi foi convocada para transformar uma antiga fábrica de tambores de aço num espaço cultural. O resultado foi uma obra multifuncional, cheia de vida, sinônimo de excelentes experiências culturais e artísticas. Além do SESC, o bairro da Pompeia reserva surpresas e boemia. Vale lembrar que a programação precisa ser vista com antecedência, pois os ingressos são concorridos. Informações, site www.sescsp.org.br/unidades/pompeia e insta @sescpompeia . Pinacoteca
Na Praça da Luz, num prédio arrojado, lá está a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do país. Inaugurado em 1905, o projeto foi feito por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios, e foi regulamentado como museu público estadual em 1911.
Na década de noventa passou por reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha. A Pina_, como é conhecida, também também administra a Pina_ Estação, no Bom Retiro e a Pina_ Contemporânea, na Avenida Tiradentes. Possui um vasto acervo de quadros e obras de arte e a programação pode ser conferida no site https://pinacoteca.org.br e no insta @pinacotecasp . O horário de visitação é de quarta a segunda-feira, das 10-17 horas. Aos sábados a entrada é franca. E às quintas, entrada gratuita das 18-19 horas, num horário estendido. "Marta Manujín: Ao vivo". É da artista argentina Marta Manujín, uma das mais aclamadas da sua geração, a exposição do momento, com projetos imersivos e obras questionadoras. A Pina_ é a cara cultural de São Paulo.
Beco do Batman
Atração artística moderna e arrojada, o Beco do Batman fica no coração da Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo. Como o nome sugere, entre travessa e viela encontram-se obras em grafite e desenhos, que se espalham pelos becos, onde carros não passam, apenas muitas pessoas curiosas, entre paulistanos, brasileiros e estrangeiros.
O Beco tem uma curadoria e a cada mês ganha uma nova obra e outra mais antiga é apagada. Arte gratuita de rua ao alcance de todos. Melhor forma de chegar é pelo metrô; Estação Vila Madalena (linha verde) e Fradique Coutinho (linha amarela), ambas uns vinte minutos do Beco, que fica exatamente entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia. Possível chegar também pela rua Gonçalo Afonso.
Zoológico de São Paulo
Maior zoológico da América Latina, ele fica na zona sul de São Paulo. O início foi em 1957 e de lá pra cá a bicharada foi só aumentando, além de ter espaços de locação para eventos e festas.
Você pode comprar o ingresso com o translado saindo do Terminal Jabaquara. Tem ingresso gratuito para aniversariante (exatamente no dia do aniversário, com apresentação de documento) e ingresso normal, com valor acessível. Diversão na certa para toda a família. Funcionamento, todos os dias, das 9-17 horas. Informações, https://zoologico.com.br e insta @zoosaopaulo . Museu da Língua Portuguesa
Localizado na Estação da Luz, o museu é uma viagem pela palavra escrita e falada, além da fantástica imersão nas atividades que une tecnologia e conhecimento. Aberto de terça a domingo, das 9-18 horas, com entrada até 16 e 30. Entrada franca aos sábados. Se você aprecia cultura, aprecia a língua portuguesa, vai, só vai. Passeio delicioso para os cultos. Ambiente tecnológico e imersivo. Informações, https://museudalinguaportuguesa.org.br e insta @museudalinguaportuguesa. Edifício Itália
Na Avenida Ipiranga fica um exclusivo cartão-postal de São Paulo, o Edifíco Itália, cujo nome é Circolo Italiano, e abriga um dos mais requintados restaurantes da cidade, o Terraço Itália.
É o segundo maior edifício de São Paulo, com quarenta e seis pavimentos, cujo projeto foi idealizado pelo arquiteto alemão Franz Heep.
Existem três formas de conhecer o famoso Terraço Itália: jantando no restaurante, tomando um drink no piano bar ou ainda visitando o mirante, cujo ingresso cabe no seu bolso e o horário de visitação, entre 15-19 horas.
Todas as dicas desse artigo trazem os ambientes para averiguação de informações, como horários, dias e valores.
Esperamos que você tenha gostado e ainda tem mais. São Paulo não dorme. Redação:Silvia Delforno, psicanalista. "Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".Sessões on-line e presencial. Informações: whatsapp - 11 971182440.
|