A cerveja é uma das bebidas mais consumidas pelo mundo perdendo apenas para a água e o chá. Muitas sociedades se desenvolveram utilizando grãos como base da sua dieta, produzindo alimentos como pães e massas.
Civilizações antigas já utilizavam a fermentação dos grãos para produzir seus alimentos há cerca de três mil anos antes de Cristo, até perceber que também poderiam produzir bebidas alcoólicas através de um processo similar.
Desde então, a bebida feita com ingredientes fáceis de encontrar e produzir ao redor do mundo foi se tornando cada vez mais popular. A receita básica da cerveja leva água, malte e lúpulo. Porém muitas cervejarias produzem opções especiais com trigo, frutas entre outros ingredientes para criar novos sabores. Ou então, utilizam produtos para diminuir o custo de produção como milho, e conservantes.
Durante muito tempo o brasileiro consumiu cervejas produzidas em solo nacional por grandes indústrias, mas há algum tempo esse mercado foi revolucionado pela cervejaria artesanal e o novo consumidor, cada vez mais exigente passou a se interessar pelo processo de produção da bebida, ingredientes utilizados e consumir uma cerveja feita por empresas estrangeiras ou por uma pequena cervejaria nacional que utiliza técnicas mais próximas da produção artesanal.
A expansão desse mercado chegou ao ponto de o consumidor realizar cursos e produzir comprar kits para produzir a própria cerveja em casa, como um hobby.
Um fator que pode ter contribuído para que praticamente toda cerveja consumida no Brasil fosse produzida por poucas e grandes empresas utilizando processo industrial com ingredientes mais baratos pode ter relação com o clima do país.
A Alemanha por exemplo, é um país de clima mais ameno onde a cultura da cervejaria está muito presente, e lá a cerveja é consumida em temperatura praticamente ambiente. Já no Brasil, o costume por muito tempo foi o de tomar uma bebida refrescante, pouco encorpada e bem gelada. Essas características podem mascarar possíveis defeitos na bebida. Uma cerveja mais próxima da temperatura ambiente ressalta características como aroma e sabor da bebida fazendo com que o consumidor procure por uma cervejaria que oferece um produto com melhor qualidade.
Visando esse novo perfil de consumidor, as grandes cervejarias passaram a produzir opções de cervejas puro malte com valor acessível e comprar pequenas cervejarias para não perder espaço nesse mercado cada vez mais competitivo para agradar o cliente apreciador de uma boa cerveja.